Parceria do bem: HOPE + Selo EURECICLO

09/04/2019 | Por Equipe Hope

A novidade do momento é nossa parceria com o selo eureciclo! A plataforma surgiu para conectar marcas e cooperativas de reciclagem, afim de solucionar a questão da reciclagem no Brasil. Recebemos Gabriela Reis e Raquel Ramos, da eureciclo, para contar um pouquinho mais dessa nova parceria do Grupo HOPE – tudo isso rolou no nosso evento de lançamento de inverno, o HOPE Fashion Day. Confira abaixo:

Expliquem para gente como funciona o selo eureciclo!

G: O selo eureciclo surgiu para auxiliar o aumento das taxas de reciclagem no Brasil, aumentando a valorização desse setor. Para isso, nós criamos uma plataforma que possibilita que as empresas destinem recursos a cadeias de reciclagem e se adequem a legislação ambiental vigente, que determina que as empresas devem comprovar a destinação correta de pelo menos 22% das suas embalagens. Então nós certificamos a compensação ambiental das embalagens das empresas garantindo que as cooperativas de reciclagem sejam remuneradas para retirar do meio ambiente uma quantidade proporcional em massa e material que as empresas colocaram no mercado.

Hoje, qual é o maior desafio para a reciclagem aqui no Brasil?

R: São muitos os desafios. Atualmente 90% do material pós consumo é coletado, mas somente 3% é destinado para a reciclagem. Além disso, as pessoas que trabalham e recebem o material têm uma renda mensal oriunda somente do que recebem na cooperativa. Então, não recebem pelo serviço ambiental, e a cadeia de reciclagem fica prejudicada no país pela falta de remuneração.

Qual a relevância de marcas do vestuário, como as marcas do Grupo HOPE, de se associarem ao selo eureciclo?

R: O setor da moda gera muitos resíduos que nem sempre são descartados corretamente. Ao se certificarem com o selo eureciclo, as marcas do Grupo HOPE se engajam com a reciclagem e diminuem seu impacto ambiental, se tornando referência para outras empresas que atuam no mesmo setor. O Grupo HOPE, por exemplo, recicla cerca de 116 toneladas de papel por ano. Muita coisa, não é?

Vocês têm alguma dica para nos dar sobre nossas peças? O que podemos fazer com as que já não queremos mais?

Antes de descartar suas peças, é muito importante tentar dar um significado a elas. Você pode tentar customizá-las para que ela se torne peças novas ou até mesmo utilizar retalhos dessa peça em objetos da sua casa. Outra ideia é que você doe essas peças para instituições porque tem pessoas que podem achar essas peças úteis ainda, né? Se elas estiverem furadas ou rasgadas, existem organizações que recebem retalhos para criar bolsas, sapatos, peças, então é muito importante destinar para essas instituições também. Uma outra dica é manter seu guarda-roupa sempre organizado porque você consegue ver o que você tem e não fica com aquela sensação de que não tem peças para usar e evita as compras desnecessárias. E, por fim, investir em qualidade, porque assim você tem peças que duram mais tempo e gera menos resíduos também.

Hoje um produto não é feito só do produto em si, né? Tem etiquetas, embalagens, sacolas… Essas coisas que achamos “pequenas” também tem um impacto?

R: Sim, com certeza! Tudo isso precisa ser destinado corretamente! Se você compra uma peça mas não se importa de descartar essas embalagens corretamente elas podem acabar parando em um aterro, um lixão, e impactam negativamente o meio-ambiente.

E dicas práticas do nosso dia a dia? Como podemos nos tornar pessoas mais responsáveis com o nosso lixo?

G: É muito importante separar o lixo reciclável e indicá-lo para coleta seletiva. Você pode pesquisar na prefeitura da sua cidade se lá tem coleta seletiva e quando ela passa no seu bairro. Ou então pesquisar qual a cooperativa mais próxima da sua casa para destinar esse material para ela. Outra ideia também é dar uma lavadinha antes de descartar esses resíduos recicláveis, então você pode deixá-los na pia enquanto você lava a louça e o excesso de alimentos vai embora. É muito bom deixar uma ecobag na sua bolsa/mochila porque quando você for fazer compras você evita usar as sacolinhas de mercado. E também deixar uma garrafinha reutilizável que você evita o uso de copos descartáveis. Por fim, consuma marcas que possuem o selo eureciclo porque você vai apoiar empresas que se preocupam com seu resíduo e que se engajam com a reciclagem.