Novos tempos, novas tecnologias: a coleção Touch agora tem tecido biodegradável!

01/04/2020 | Por Equipe Hope

A indústria, infelizmente, é uma grande contribuidora para a poluição e efeito estufa que sofremos hoje.

E cada vez mais buscamos tecnologias que sejam amigas do meio ambiente – seja por meio de ações sociais (aliás, você já viu aqui nossa parceria incrível com a plataforma eureciclo?, seja no nosso produto final.

Pensando nessa combinação de fatores, propusemos uma super novidade! Todas as novas cores da coleção Touch agora vem com o tecido biodegradável, uma microfibra sustentável! Esse é o nosso compromisso para 2021 – tornar toda essa coleção, uma das mais queridinhas da HOPE, sustentável!

O que significa ter uma peça com tecido biodegradável?

Significa que, quando a peça for descartada corretamente em aterros sanitários, o tecido é decomposto em até 3 anos. Para fazer uma comparação rápida, uma microfibra comum demora cerca de 50 anos para ser decomposta na mesma situação! Baita diferença, né?

Mas isso quer dizer que a peça estraga em até 3 anos? 

Não! O processo de decomposição só ocorre APÓS o descarte e aterramento do tecido em ambiente específico, sem oxigênio. A qualidade das peças não é prejudicada pelo uso da microfibra biodegradável. Demais!

Mas afinal… o que quer dizer a palavra biodegradável? 

Biodegradável significa algo que pode ser destruído por um agente biológico – a destruição (decomposição) do material acontece diretamente através do consumo por microorganismos em ambientes específicos.

Esse ambiente são os aterros sanitários. Essa decomposição ocorre nos aterros sanitários porque são ambientes sem oxigênio!

Quais partes das peças são biodegradáveis?

Na coleção Touch, apenas o tecido é biodegradável. Isso significa que os aviamentos (bojo, fecho regulador, elástico, alças, metais, linhas de costura) não são apropriados para descarte em aterro pois não contém a mesma tecnologia. Esses devem ser enviados para reciclagem (no caso de metais e plásticos) ou reaproveitados (no caso de bojos e elásticos) por iniciativas de reuso de materiais.

Qual lixo devo jogar minha peça, então?

Você deve jogar no lixo comum – no lixo orgânico. É  esse lixo que vai para o aterro sanitário.

Então indo por essa lógica, posso enterrar a minha peça em casa mesmo? 

Epa, não! Não é possível enterrar o sutiã em composteiras ou vasos. A degradabilidade do tecido é compatível com os microorganismos de um aterro sanitário, que é um local sem oxigênio e apropriado para esse descarte. O “DNA” da fibra é compátivel para se degradar nesse ambiente especificamente.

Quer dizer que minha peça vai estragar em 3 anos?

Não! O processo de decomposição só ocorre APÓS o descarte correto e aterramento do tecido. A qualidade do sutiã não é prejudicada pelo uso da microfibra biodegradável.

Quais partes da peça são biodegradáveis?

Na coleção Touch, uma média 80% da peça é biodegradável –  ou seja, apenas o tecido biodegradável.Os aviamentos ainda não são.

AVIAMENTOS DA CALCINHA – elástico e linha

AVIAMENTOS DO SUTIÃ – elástico, linha, bojo, fecho regulador, metais…

É possível ou separar para reciclagem (no caso de metais e plásticos) ou reaproveitar (no caso de bojos e elásticos) por iniciativas de reuso de materiais.

Curtiu? Que tal aproveitar a coleção mais queridinha de 10 entre 10 mulheres e promover uma bandeira sustentável usando sua lingerie? 😉

Related Posts

None found